quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Dowlnoad it, dude!

Apesar de estar um pouco atrasado, ainda há tempo para plagiar a idéia do Medina, escritor da coluna/blog Instante Posterior e ex-los hermanos. Pretendo escrever sobre o CD da banda britânica Radiohead, In rainbows, disponibilizado para donwload na internet, sob um preço livre, onde quem desejasse baixá-lo ofertaria o valor que julgasse pertinente.


“Uma nova etapa no negócio da música pode ter início nesta quarta-feira (10): é o dia em que o Radiohead, nome de peso do pop, com milhões de cópias vendidas na carreira e ainda relevante para outros tantos milhões de pessoas, começa a disponibilizar seu trabalho pela internet ao preço que o fã ou qualquer interessado decidir. A quem se mostra descrente, o site oficial do Radiohead insiste: ‘Não, de verdade, [o preço] cabe a você’.”

Fonte: G1 ~ 10/10/2007


De fato, parece que a musica está firmando uma nova era, que já vem se tornando cada vez mais forte há alguns anos. A internet tem se tornando a melhor forma de divulgação de bandas, álbuns, shows... enfim, do cenário musical como um todo.


Mesmo antes do in rainbows, a divulgação on-line de bandas independentes já vinha ocorrendo em gigantes proporções. Sites como o myspace, tramavirtual e purevolume se expandem diariamente e criam oportunidade para pequenas e até mesmo grandes bandas, sejam reconhecidas pelo público. Além de musicas para download, as rádios virtuais ou sites que possibilitam ao usuário ouvir as musicas on-line, sem pagar, mas sem poder baixá-las, também aumenta vertiginosamente, levando a musica ao dia-a-dia das pessoas.


Exemplo claro disso é a banda Cansei de Ser Sexy, percussora desse movimento no cenário nacional, que atingiu sucesso internacional, mesmo disponibilizando todo o seu trabalho para download no trama virtual, que lançou os discos Cansei de ser sexy e CSS Suxxx.


Mas, voltando ao in rainbows, a noticia citada abaixo é prova clara de que é possível conciliar a internet com os interesses dos artistas, atenuando, inclusive, a pirataria.


“O mais recente disco do Radiohead, "In rainbows", alcançou o topo da parada britânica após ter sido finalmente lançado em CD no último dia 1º - três meses depois de ser disponibilizado na internet em um sistema ‘pague o quanto quiser’.”

Fonte: G1 ~ 07/01/2008


Esse é , sem dúvida, um importantíssimo marco dessa nova era, pois mostra que, mesmo com os downloads e com a pirataria, bandas de qualidade tendem a ser recompensadas, pois os verdadeiros fãs não esquecem em momento nenhum o verdadeiro valor dos acordes adquiridos.

2 comentários:

diogo disse...

Porque quando a banda é boa a banda é boa e pronto!
Grande iniciativa do Radiohead!
Pra quem quer conhecer a banda, boas músicas são Fake plastic Trees, Nice Dream e Creep.
Abraços.

Eduardo Veiga disse...

Interessante por demais!